9 de dez. de 2012

O sentido de “A pique”


Quando um navio vai a fundo por uma alguma grave avaria ou pela força das águas, diz que ele foi a pique.  Bluteau supunha que neste sentido pique significa fundo. Todavia, segundo Francisco de Saraiva Luiz, o termo foi tomado do hebraico apik, que exprime a grande força das águas, a profundeza das águas, o fundo do mar; as torrentes impetuosas e arrebatadas, que tudo arrasta diante de si etc. Exemplo da Bíblia: “Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles, pois, vieram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique” (Lc. 5: 7).


---

É isso!

6 comentários:

  1. Acredito que a Expressão exata narrada o Evangelho de Lucas no Capítulo 5 seria que o barco ia a pique, devido ao peso dos peixes e da grande movimentação das águas, por isso eles pedem ajuda ao barco que o seguiram, v6, v7!!!! Louvado seja o nome do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  2. Então a enorme quantidade de peixes que pescaram era tão pesado que o barco ameaçou a afundar?

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito que não havia naquele momento ondas, mesmo se houvessem era ondas branda. O que estava levando o barco a pique era a quantidade enorme de peixes que os pescadores estavam tentando colocar dentro do barco.
    Veja que as redes estavam se rasgando, isso indica uma grande quantidade de peixes grandes.

    ResponderExcluir