30 de mai. de 2010

Não confunda "ímpio" com "Impio"


Ímpio (com acento) significa anti-religioso, herege, incrédulo, descrente, contrário à fé. Já impio (sem acento) quer dizer sem piedade, cruel, desumano. Exemplos: vida impia, chefe impio, destino impio etc.

---
É isso!

39 comentários:

  1. Me ajude na questão abaixo:
    Como consta no dicionário existe diferença entre estas duas palavras, tanto na acentuação quanto no significado. Quando eu era criança e adolescente, eu ouvi pregadores usando as duas versões, mas não entendia a diferença. (acho que eles também não sabiam).
    Hoje em dia, só tenho bíblias em versões atualizadas ,e nelas todas as passagens com estas palavras estão com acento. Acredito que as versões atuais colocaram tudo no mesmo saco e já não se preocupam em fazer distinção entre estas palavras.
    Logo, gostaria que me ajudasse a localizar as passagens bíblicas que possuem a versão sem acento.

    E para os meus amigos estudantes de Línguas e de Teologia, também gostaria que comentassem a seguinte questão: Se já existiram bíblias com as duas versões de palavras é porque esta diferença é importante para a interpretação de alguns textos, e provavelmente para que exista diferença em Português, é porque existe na Língua original em que a passagem foi escrita, seja ela em Grego ou em Hebraico.
    Desde há agradeço a cooperação.

    ímpio

    (latim impius, -a, -um, que falta aos deveres de piedade, sacrílego, sem respeito pelos deuses)

    Consta no dicionário e no blog:

    Ímpio (com acento) significa anti-religioso,herege, incrédulo, descrente, contrário à fé. Já impio (sem acento) quer dizer sem piedade, cruel, desumano. Exemplos: vida impia, chefe impio, destino impio etc.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa, tudo bem?
      Respondendo a sua pergunta, na versão Almeida encontrei alguns versículos com "impio",
      são eles:

      Jó 18
      21 Tais são, na verdade, as moradas do, impio, e tal é o lugar daquele que não conhece a Deus.

      Provérbios 10
      25 Como passa a tempestade, assim desaparece o impio; mas o justo tem fundamentos eternos.
      Provérbios 13
      9 A luz dos justos alegra; porem a lâmpada dos impios se apagará.
      Provérbios 18
      5 Não é bom ter respeito à pessoa do impio, nem privar o justo do seu direito.

      Jeremias 23
      19 Eis a tempestade do Senhor! A sua indignação, qual tempestade devastadora, já saiu; descarregar-se-á sobre a cabeça dos impios.

      Miquéias 6
      10 Porventura ainda há na casa do impio tesouros de impiedade? e a efa desfalcada, que é detestável?


      Espero poder ter ajudado.
      Forte abraço e fique com a paz do Senhor Jesus.
      Att/
      Diácono Flávio S. Ferreira

      Excluir
    2. dentro do contexto bíblico ímpio são todos os religiosos que não acataram o mandamento do Nazareno ou seja eles fazem as merdas deles e tenta empurrar pra nos o que o mestre mandou foi amar uns ao outro e o Pai fazendo isto se cumpre tudo ,então pra que religião ?e pra enganar o povo

      Excluir
    3. A melhor forma de saber é sempre ver o contexto. No NT prevalece a ideia do ímpio. Já no At é mais o sem acento

      Excluir
    4. Pra mim, dá tudo, na mesma! O significado é o mesmo, com acento, ou sem! O ímpio, é mal, por opção Própria de qualquer, jeito!Não importa se com acento ou sem! Isso é irrelevante! Quem mora com uns, sabe bem como eles, são!

      Excluir
    5. Concordo plenamente! Veja que , no novo testamento, principalmente nos evangelhos os (í ou i mpios) passam a ser os mestres da lei (letras).....

      Porque se preocupavam muito com guardar a lei na mente, porém distante do Amor

      No conceito de Jesus, Jonas estava MAIS ímpio que os ninivitas

      Porque Jonas não entendeu que a MISERICÓRDIA triunfa sobre o JUIZO

      Excluir
    6. Em uma maneira bem simples acredito que o impio com ou sem assento é aquele que distorce o significado de "amor" pois ha amor em quem distorce a sa doutrina? Em quem cobra algo por ela? Em quem ve o amor como o aceitar tudo sem buscar abrir os olhos de quem ainda esta sendo movido e enganado pela emoçÃo? Eu preciso muito da misericórdia do Senhor e busco pois sem ela minha vontade na carne é de desistir, mas é por sua graça que continuo, por tudo que Ele fez, e ver pessoas que cobram por isso em uma amor interesseiro me incomoda " paz

      Excluir
    7. Não podemos ignorar os dicionários só porque não os entendemos ou não concordamos com eles,eles existem para nos ajudar a entender as falas e organizar nossos raciocínios.
      Ímpio e ímpio,são coisas diferente.
      Um,vive na impiedade por na conhecer a Deus,o outro diz conhecer a Deus porque pertence a uma religião,porém vive praticando aquilo que é errado dentro do evangelho,prática atos impiedosos,mesmo sendo um cristão.

      Excluir
  2. Na atualizada Miquéias 6.10 está com acento.

    ResponderExcluir
  3. Só me diz uma coisa? Para uma boa definição etimológica não precisaria dar as origens das palavras e como elas se formaram. Fica a sugestão.

    ResponderExcluir
  4. Oi queria pergunta uma coisa os ímpios e desajeitado pq?? Como faz para éle volta forma certa sem desajeitado ??????

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que para DEUS não faz diferença de (ímpio) com acento e (impio) sem acento.
    porque quando DEUS diz que vai exterminar o homem da face da terra,Ele se refere ao homem e a mulher,Sofonias 1:3.Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra...Gênesis 6:7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, homem q fala na Bíblia, é maneira de falar! Quer dizer, homem e mulher! Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Isso eu sei,eu mencionei no meu comentário.Leia por favor.

      Excluir
  6. Ímpio com acento é aquele que conhece a palavra mais a despreza. E o impio sem acento é os perversos, cruéis. Que não conhecem a palavra. Tem novas versões de bíblias que é retirado o impio, e posto perverso como a minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, os q não conhecem a palavra,não querem conhecê-la e têm raiva de quem conhece, é impio, sem acento, mas pra mim, no fim, dá tudo na mesma! A pessoa, não conhece porque não quer!

      Excluir
  7. Quero somente servir a Deus. Para os ímpios com assento ou sem, eles que se entenda com DEUS quando estiver diante dele.

    ResponderExcluir
  8. Paz Perfeita!!!!
    Quando a palavra ímpio é separada :
    IM =Não : PIO = Santo , logo entendemos não santo !!! Logo santificados temos Paz com Deus por meio de Cristo Jesus !!!
    Um abraço fraternal em todos Feliz 2019.

    ResponderExcluir
  9. Cuidado para não os desprezamos....os ímpios sem acentos e os impios com acentos....Deus e o mesmo e único.

    ResponderExcluir
  10. Negócio e andar com sinceridade na presença de DEUS e ganhar almas para o senhor amem

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor Jesus Cristo amados e amadas, ñ devemos desprezar os detalhes de acentuação porquê numa frase a concordância faz toda a diferença na definição da palavra e lembre se para nós que somos ministros da palavra se acrescentarmos ou tirarmos uma vírgula ou um til seremos castigados, temos q nós aprofundar sim em entender essas diferenças... tenham um ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  12. A acentuação tônica de um está no primeiro "i" (que também leva acentuação gráfica, pois o vocábulo é um paroxítono terminado em ditongo) e de outro está no segundo "i"e o vocábulo é também paroxítono mas não lega acento.

    ResponderExcluir
  13. Simplis assim, feliz a nação cujo Deus é o Senhor.

    ResponderExcluir
  14. Olá queridos. Boa parte dos textos, em várias versões, tem com acento... acredito que os autores das versões, não deu o valor, se é que é necessário, para os acentos, ou sem... enfim. Mas valeu a intenção. Abraços. Paz!

    ResponderExcluir
  15. No dicionário Aurélio, trata "impio" sem acento, como impróprio... mas enfim , certamente o ímpio (impio) não herdará o Reino dos céus. Paz.

    ResponderExcluir
  16. Ímpio é o incrédulo que rejeita a graça e a justiça de Deus em Cristo.
    Rejeitam que Deus nos declarou justos porque Jesus foi declarado pecador no nosso lugar na cruz.
    Eles perseguem os justos.

    ResponderExcluir
  17. No fim das contas é a mesma coisa. Ou seja se complementam. O impio se acento é aquele que prática a impiedade ou seja, injustiça, crueldade, maldade etc. O ímpio com acento é o herege, incrédulo, sem fé em Deus e sem fé em nada e em ninguém.
    Logo o com acento se enquadra nas características do primeiro, comete maldade e injustiça contra o próprio Deus ao não reconhecer a sua existência. O impio sem acento ao praticar atos de crueldade e maldade contra seu próximo ou contra a criação de Deus também está se posicionando como incrédulo ao matar, ferir ou injustiçar pessoas e a criação. No final ser incrédulo é ser mau (com acento) e ser mau é ser incrédulo (sem acento) pois quem prática o mau não crê em Deus!

    ResponderExcluir
  18. Tbm fico com o texto e o contexto para entender o que a palavra impio significa qdo ela aparece,daí eu passo a entender se está naquele texto se referindo a atos de desobediência a Deus ou se está se referindo a crueldade de homem para homem. Espero ter contribuído para alguém.

    ResponderExcluir
  19. Mesmo pq os escritores podem ter passado pelos acentos despercebidos.

    ResponderExcluir
  20. Ímpio com acento é aquela pessoa que odeia tudo que lembra ,ou se refere que existe um único e verdadeiro DEUS , o impio sem acento e a pessoa que diz, eu creio em DEUS, mas faz tudo contrário a SUA PALAVRA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ímpio com (acento)são pessoas que não tem fé,contra a religião,que ofende os pais,a moral e a justiça. impio sem (acento e com a silaba tônica no "pi")são pessoas impiedosa,cruel,desumano,sádico.Segundo o dicionário da língua portuguesa.
      Só que na bíblia todas as palavras que se refere a ÍMPIO,só todas com acento agudo.
      Então não tem diferença,porque para DEUS não há pedacinho nem pecadão,tudo é pecado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Para Deus existe pecados grandes e pequenos sim.

      Excluir
  21. Inrerssante" gloria a Deus pelo trabalho de voçes🙏

    ResponderExcluir
  22. Me perdoe não ficou claro pra mim.
    O impio sem assento.

    ResponderExcluir
  23. Eu não gosto dessa palavra e não sou nenhuma com ou sem acento. Não vivo em igreja(templo), mas sou cheia de Deus na minha vida. Minha casa é morada do Senhor, tenho fé e jamais rejeito a palavra de Deus. Quanto pecar, pecamos fora ou dentro da igreja(templo). E mesmo em igreja(templo), tem pessoas que pecam, muito mais que quem está fora. Ah, e a igreja somos nós.

    ResponderExcluir