30 de mai. de 2010

Como é chamada a pessoa que nasce nos Estados Unidos?


De um modo geral, os dicionários apresentam cinco gentílicos para este país: americano, americano-do-norte, estadunidense, norte-americano e ianque. Vejamos cada um separadamente:

Americano: apesar de alguns alegarem tratar-se de uma referência continental, já que existem vários países no Continente Americano (O Brasil, por exemplo), parece o mais plausível do ponto de vista linguístico, uma vez que o verdadeiro nome deste país é América (United States of America). A forma Estados Unidos indica apenas que os Estados estão unidos numa república federativa. Não custa lembrar que em 1891, quando foi promulgada a nossa constituição republicana, as antigas províncias brasileiras se tornaram os Estados Unidos do Brasil, não obstante continuarmos sendo brasileiros.


Americano-do-norte: forma muito pouco usada, aparecendo apenas em alguns dicionários, por exemplo, no Dicionário Aurélio.


Estadunidense:
  não obstante de uso pouco frequente, enquadra-se perfeitamente no padrão português de formação de adjetivos pátrios, como em: Amazonas, amazonense; Brasília, brasiliense; Ceará, cearense; Paris, parisiense; Piauí, piauiense etc.


Norte-americano: embora seja o que mais aparece nos meios de comunicação, em termos geográficos, é o que menos faz sentido, uma vez que se trata de uma referência continental, abrangendo além dos Estados Unidos, o Canadá e o México.


Ianque:
 (do inglês yankee, de New England
) parece ser mais adequado quando empregado especificamente em relação aos habitantes anglo-saxões dos Estados Unidos; associa-se linguística e culturalmente às regiões dos Estados de Connecticut, Maine, Massachussets, New Hampshire, Rhode, Vermont e Island.

---

É isso!

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Argumento interessante, você usou uma lógica de manipulação usando as palavras.
    Ex: João é um homem e descobri que ele é safado, Rafael e Mário idem; logo todos os homens são safados, já que são homens também. Não misture coisas que são diferentes.
    É Estados Unidos da América, pois o nome se refere a vários estados coloniais que se uniram dentro do continente "América" para se formar um país, e depois foram engolindo os territórios a oeste .
    Fazer o que, se o país deles quando se formaram, esqueceram de criar um nome? Então que eles criem um nome e não usurpem algo como sendo SÓ deles...

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo. Sempre pensei nisso. Acho injusto referirem à quem nasce nos Estados Unidos sendo "americano", ja que todos nós vivemos na América também, sendo nós americanos

    ResponderExcluir
  5. Falou tudo. Sempre pensei nisso. Acho injusto referirem à quem nasce nos Estados Unidos sendo "americano", ja que todos nós vivemos na América também, sendo nós americanos

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho a minha opinião sobre um dos gentílicos para quem nasce nos Estados Unidos. Estadunidense refere-se à Estado Unido. (singular). Porém, como são Estados Unidos (plural) o gentílico teria que ser Estadosunideses. Considerar que o nome do país é América por ser "Estados Unidos da América" é uma incongruência, já que o nome "Estados Unidos da América" forma um conjunto, não podendo ser separados. O gentílico "Americanos" embora errado, é usado principalmente pelo imperialismo dos Estados Unidos nos setores econômicos e militar, e se tornou usual, porém contextualmente incorreto.

    ResponderExcluir
  7. QUEM NASCE NOS ESTADOS UNIDOS É ESTADUNIDENSE E QUEM NASCE NO CONTINENTE AMERICANO É AMERICANO, O QUE TEM DE DIFÍCIL NISSO. PAREM COM ESSA DE DIZER QUE O NOME DOS ESTADOS UNIDOS É "AMÉRICA", O NOME DOS ESTADOS UNIDOS É ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, É PORQUE AS PESSOAS COMPLICAM AS COISAS...

    ResponderExcluir
  8. Qual é a gentílica de quem nasce na República Sul Africana?
    Resp. Mesmo sabendo que existem inúmeros países no sul da África, a gentílica é sul africano/a.
    Da mesma maneira a gentílica de quem nasce nos Estados Unidos da América tem que ser norte americano/a, mesmo havendo outros países na América do Norte.
    Ou será que o que vale para África não valeria para América, Europa etc ?
    Isso é o preço desses dois países não terem encontrado um nome para designar a eus países, só não podem por isso usurpar o gentílico de quem nasce no continente América, África, Europa etc.
    O que mais orgulha o Português, Francês, Italiano é ser europeus, antes até de ser português, francês ou italiano. Assim é na Europa, o velho continente, já no novo continente, a América, não podemos nos orgulhar de antes de tudo sermos todos americanos, é lamentável.
    Mauro Martins. Rio .
    10.06.2018.

    ResponderExcluir