22 de out de 2012

De onde vem a “Calça”


A palavra calça provém do latim vulgar calcea, de  calceu: sapato.  Segundo etimologistas, este vestuário (pantalons)  é de origem veneziana. O seu nome, querem alguns, que venha de São Pantaleão, patrono de Veneza; porem, outros, e talvez com mais razão, querem que ele se derive de Pianta leone (Planta Lião) sobrenome dos guerreiros venezianos.
Como toda peça do vestuário, a calça seguiu a moda do tempo ao longo dos séculos. Em “Os Mais”, por exemplo, Eça de Queiroz cita a famosa “calça xadrez”, indumentária típica do nobre inglês da época: “Junto ao bilhar, o parceiro do marquês, o conde Steinbroken esperava : e apesar do susto, da emoção de homem do Norte aferrado ao dinheiro, conservava-se correto, encostado ao taco, sorrindo, sem desmanchar a sua linha britânica – vestido como um inglês, inglês tradicional de estampa,  com uma sobrecasaca justa de manga um pouco curta, e largas calças de xadrez sobre sapatões de tacão raso”.
Dentre os modelos de calças, podemos citar: calça comprida, calça meia-coronha, calça pesca-siri, calça pega-frango, calça pega-marreco, calça boca-de-sino etc.

---
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário