22 de out. de 2012

A origem do “ Açúcar”


A origem do açúcar (substância doce extraída da cana-de-açúcar ou da beterraba), segundo estudiosos, já remontam aos antigos gregos e romanos. Galeno e Dioscorides designaram-no com o nome de saechar.Paulo Egino, celebre medico do século VII,  faz menção da substância. Os chineses dizem o terem inventado 2000 anos antes de Cristo.
A palavra açúcar é um bom exemplo de como a ortografia não é estática no tempo. Até a reforma da década de 1940, tal termo era escrito com “ss”, assim: assucar.
Discorrendo sobre a importância do açúcar no processo de colonização do Brasil, consta em “História da Civilização Brasileira”, de 1977: ”A cana de açúcar procede do Oriente e sua presença na Europa se deveu à expansão árabe. Durante a terceira fase da Idade Média, Veneza deteve, no Ocidente, o monopólio de açúcar, que, circulando em quantidades mínimas, alcançava elevados preços e quase só era usado para fins medicinais. No século XV, porém, os venezianos foram superados pelos portugueses, que passaram a contar com a grande produção dos engenhos de suas ilhas africanas, adquirindo a experiência que empregaram no Brasil, no século seguinte. Atal experiência vieram conjugar-se, aqui, vultosos financiamentos dos holandeses, que, em contrapartida, assumiram o controle internacional do açúcar brasileiro, mantendo-se nessa situação até o início da União Ibérica, após a qual se viram substituídos pelos ingleses. Já se produzia açúcar no país, quando, em 1533, Martim Afonso de Souza iniciou, em São Vicente, o plantio de cana em larga escala e fez construir o primeiro engenho brasileiro digno do nome. Com o advento das capitanias, os canaviais e os engenhos se alastraram pelo litoral, concentrando-se em maior número no Recôncavo Baiano, e sobretudo em Pernambuco, onde a cana encontrou seu melhor “habitat” no Brasil, graças à conjugação do clima quente e úmido, também encontrado na Bahia, com o solo chamado massapê.”

---
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário