10 de fev. de 2012

Os diversos nomes Jesus Cristo


CRISTO - vem do grego “Khistus”, que, ao pé da letra, significa: Ungido.

EMANUEL - tal nome é formado pela junção da preposição hebraica “im” (com, na companhia de) com o elemento “El” (Deus, Senhor, poder, força). Ou seja: Deus conosco: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco” (Mt. 1:23).

JESUS - é de origem latina, Iesus, pelo grego Iesous. Em hebraico (língua em que foi escrito o Antigo Testamento), é Ieshua, que significa Salvação: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt. 1:21).

MESSIAS - origina-se do hebraico “Mashiach”, que significa Ungido: Yeshua ha’Mashiach, ou seja: Jesus, o Messias. Em grego, traduz-se por Cristo.

SALVADOR - vem do latim “Salvator”, ao pé da letra: o que salva, Aquele que salva. Na Bíblia, tal título pode referir-se tanto ao Pai (Deus) quanto ao Filho (Jesus).

Além desses, a Bíblia apresenta uma infinidade de títulos para Cristo. Eis os principais: Advogado, Alfa, Bendito, Bom Pastor, Cabeça da igreja, Conselheiro,Cordeiro de Deus, Deus Bendito, Eleito de Deus, Estrela da manhã, Eu Sou, Filho de Davi, Filho Unigênito, Guia, Herdeiro, Homem de dores, Juiz de Israel, Justo, Leão da tribo de Judá, Libertador, Luz do mundo, Nazareno, Pai da eternidade, Pai Eterno, Palavra, Pão da vida, Príncipe da Paz, Profeta, Raiz de Davi, Redentor, Rei das nações, Rei dos judeus, Rei dos reis, Rei dos séculos, Renovo, Ressurreição, Rocha, Rosa de Sarom, Salvação, Santo de Israel, Santo, Senhor da Glória, Senhor dos senhores, Servo, Siló, Sol Nascente, Supremo Pastor, Testemunho, Verdade, Vida, Videira Verdadeira etc.

---
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário