6 de abr. de 2010

“Agnus dei". Que é isso?


Muitas expressões latinas vigentes em nosso idioma, fundamentam-se em textos das Escrituras Sagradas. Uma delas, aliás bastante comum no meio cristão, é AGNUS DEI, que significa Cordeiro de Deus, baseada em João 1:29: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Em latim: “Ecce agnus Dei, ecce Qui tollit peccatum mundi” (Vulgata). Outro exemplo, é VADE RETRO, SATANA!, ao pé da letra: Vai para trás, Satanás! Tal expressão foi usada por Cristo quando tentado no deserto pelo diabo: “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Mt. 4:10). E mais um refere-se ao conhecido FIAT LUX (haja luz), extraída de Gêneses 1:3: “E disse Deus: Haja luz; e houve luz”. Em latim: “Dixitque Dei: Fiat lux. Et facta est lux”.

Veja, a seguir, uma lista com as palavras e expressões latinas mais comuns na Língua Portuguesa:

AB AETERNO - desde toda a eternidade.
AB OVO - desde o ovo, ou seja, desde o início.
AD HOC - para isto, para essa finalidade, como e quando necessário. Diz respeito a uma lei elaborada para circunstâncias.
ALTER EGO - outro eu. Diz-se da pessoa para a qual se deposita inteira confiança; amigo íntimo, no qual se pode confiar; substituto, representante.
ANNO CHISTI, ANO DOMINI - no ano ou na era de Cristo, no ano de Nosso Senhor. Início da Era Cristã, tendo como base a data do nascimento de Cristo.
A PSTERIORI - corresponde a depois da experiência, isto é, que parte dos efeitos para as causas. Exemplo: Decidiu-se a posteriori.
A PRIORI - equivale a antes da experiência, ou seja, que parte das causas para os efeitos. Por exemplo: idéia a priori, afirmação a priori, conclusão a priori.
CARPE DIEM - aproveita o dia. Expressão empregada por Horácio quando se referia à fugacidade da vida, bem como da necessidade de se aproveitar o momento.
CORPUS CHISTI - Corpo de Cristo. Festividade católica que se realiza na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.
CURRICULUM VITAE - curso da vida. Listagem dos dados pessoais, profissionais e acadêmicos, que todos os candidatos a emprego devem apresentar.
DEFICIT - (do verbo deficio, deficere falta). Palavra geralmente usada em relação ao orçamento, no qual as despesas são maiores que as receitas.
DEO GRATIA - Graças a Deus.
DUO - dois; reunião de duas pessoas; peça musical para duas vozes ou dois instrumentos.
EGO - eu; em psicanálise, a personalidade da pessoa.
HARBEAS CORPUS - que tenha o corpo ou livre-se o corpo. Trata-se de uma lei cujo objetivo é garantir a liberdade do indivíduo evitando detenções arbitrárias.
HONORIS CAUSA - a título de honra.
IBDEM - no mesmo lugar, aí mesmo.
IDEM - o mesmo, a mesma coisa.
IN LOCO - no seu lugar.
IN VITRO - no vidro, isto é, feito ou fabricado no vidro, em tubos ou provetas.
IPSIS VERBIS - com as próprias palavras.
LATO SENSU - em sentido lato, em sentido geral.
MEA CULPA - por minha culpa.
MODUS VIVENDI - modo de viver. Diz-se de um acordo pelo qual duas partes em litígio, comprometem-se tolerar mutuamente.
MODUS OPERANDI - modo de agir.
PER CAPITA - por cabeça, que se entende: por pessoa, por cada indivíduo. A renda per capita, por exemplo, diz respeito ao resultado da divisão da renda de um país pelo número de habitantes.
PERSONA GRATA - pessoa bem-vinda, pessoa que se recebe com prazer, pessoa agradável.
POST-SCRIPTUM (P.S.)- depois de escrito. Emprega-se no fim de carta ou bilhete, depois de estar escrito.
SINE DIE - sem (fixar) dia, por tempo indeterminado, sem data marcada.
SINE QUA NONS - sem a qual não. Na prática expressa o que é necessário, o que é indispensável.
STATU QUO - do mesmo modo que antes, o estado atual das coisas. Diz-se do estado em que encontravam as coisas antes do rompimento das hostilidades.
STRICTO SENSU - em sentido restrito.
SUI GENERIS - do seu gênero, da sua espécie, que se entende por peculiar, singular, sem igual, o que é especial a uma pessoa ou coisa.
SIC - equivale a exatamente assim, desse jeito, sem tirar nem acrescentar. Trata-se de um termo usado entre parênteses (sic), quando se quer indicar que um determinado trecho de um texto foi escrito exatamente daquele jeito.
VADE MECUM - vem comigo. Indica um livro, uma espécie de manual, que se usa com muita freqüência, e que é indispensável.
VIDE - forma imperativa do verbo videre, que quer dizer: vê!
VOX POPULI - voz do povo, ou seja: opinião do povo (da maioria).

---
É isso!

2 comentários: