6 de abr. de 2010

Origem etimológica dos nomes de alguns Meses do Ano


JANEIRO - Do latim januarius (também chamado principium deorum), tem esse nome em referência ao deus Jano, considerado pelos romanos o “deus dos princípios”, o que “abria o ano”, o “porteiro do céu” (janua: porta), para o qual era oferecido o primeiro sacrifício do ano. Este era o primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, a quem é atribuído o mérito de ter organizado um calendário fixo, que vigorou até César.

FEVEREIRO - É uma palavra derivada de um verbo latim, cujo significado é purificar ou fazer penitências religiosas. Era neste mês que os romanos realizavam as cerimônias de purificação.


MARÇO - Do latim mars, foi assim batizado em honra ao deus romano da guerra, Martes, tido também como o pai natural de Rômulo (segundo a lenda um dos fundadores de Roma; o outro era Remo).


APRIL - Do latim aprile, era o mês consagrado ao deus Apolo.


MAIO - Vem de Maia (mãe do deus Mercúrio).


JUNHO - Do latim junius, foi consagrado a Juno (no grego Hera), considerada a deusa da fertilidade e da família. Este mês, segundo a tradição romana, era o mais propício aos casamentos.


JULHO - Do latim Julius, foi assim denominado por causa do general Júlio César, que fixou a duração do ano solar em 365 dias e seis horas.


AGOSTO - Do latim Augustu, significa: majestoso, santo, venerável, consagrado, em homenagem ao imperador Otávio Augusto, que foi o sucessor de Júlio César.



---
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário