7 de abr. de 2010

Endogamia, Monogamia e Poligamia


ENDOGAMIA - Vem do grego endon: dentro, e diz respeito ao casamento exclusivo entre os membros de um grupo específico de uma tribo ou grupo familiar. O elemento “endo” é o mesmo encontrado nas palavras: endócrino (relativo às glândulas de secreção interna), endógeno (originado dentro do organismo), endovenoso (dentro da veia) etc.

MONOGAMIA - Origina-se do grego mono: único, sozinho, um só, e designa o estado conjugal em que um homem tem uma só esposa ou, uma mulher, um só homem. Este radical é o mesmo usado nas palavras: monóculo (que tem apenas um olho), monocultura (cultivo de um só produto), monossílabo (palavra de uma só sílaba), monolatria (adoração de um só deus) etc.

POLIGAMIA - Do grego polis (muito, numeroso) expressa o estado de polígamo, isto é, a pessoa que tem mais de um cônjuge ao mesmo tempo. O radical “poli” é o mesmo usado nas palavras poliandria (casamento da mulher com vários homens), poliarquia (governo exercido por muitos), poliglota (pessoa que fala diversas línguas) etc.

---
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário