20 de set. de 2020

Origem das cartas de Jogar (BARALHO)

Origem das cartas de Jogar 

Divergem muitíssimo as opiniões sobre a origem das cartas de jogar. 

Segundo uns foram inventadas pelos chineses no principio do século XII, levadas pelos mongóis para a Ásia Ocidental e introduzidas na Europa pelos cruzados, segundo outros foram levadas para Itália pelos romanos. Finalmente, segundo Duchesne, foi entre os anos 1369 e 1392 que elas apareceram pela primeira vez em França, atribuindo-se a sua invenção a Jacques Gringonneur, pintor medíocre dessa época. 

O que há, porém, de positivo é que as mais antigas cartas conhecidas, foram fabricadas no século XIV, em Veneza. 

As mais antigas cartas de fabricação francesa foram pintadas á mão por Gringonneur em 1392, para o rei Carlos VI. 

Os baralhos primitivos eram simples coleção de estampas, destinadas mais á instrução que ao divertimento dos homens. 

Com a invenção da gravura, no século XV, as cartas aperfeiçoaram-se e multiplicaram-se infinitamente. 

Os primitivos baralhos eram adornados com figuras muito diferentes das usadas hoje; estas, segundo a opinião de alguns autores, remontam ao século XVI. 

A maior parte destes autores diz que o rei de espadas (pique) Davi, é o emblema de Carlos VII; o rei de ouros (correaux) Carlos representa Carlos Magno ; o rei de copas (coeur) é a figura de César, finalmente, o rei de paus (trefle) representa Alexandre. 

César e Alexandre não são certamente o imperador de Roma e o rei da Macedônia, mas sim soberanos franceses, pois as cabeleiras, com que eles são representados, não são peculiares aos macedônios ou romanos mas sim aos franceses daquela época e ainda porque nas cartas antigas são sempre representados os mantos reais adornados com flores de lis, que os franceses usavam. 

A dama de paus — “Argine”, anagrama de Regina — representa a rainha Maria de Aujon, mulher de Carlos VII; a dama de espadas (Gallas) representa a legendária guerreira Joana d'Arc; a dama de ouros, representa a imperatriz Judite, mulher de Luís, o benigno, segundo uns, e Machel, Agnés Sorel, segundo outros; a dama de copas significa Isabel de Baviera, mulher de Carlos VI. 

Ogier e Lancelot, valetes de escadas e paus, são dois heróis do tempo de Carlos Magno e companheiros deste; Heitor de Gallardon e Lahire, valetes de copas e ouros, são dois notáveis capitães do tempo de Carlos VII. 

Os azes (az deriva-se do latim “as”, que designava uma moeda dos romanos), significavam riqueza e dinheiro.

Os pontos tinham ainda, a sua significação: — as espadas e os ouros (piques e carreaux) representavam as armas assim chamadas; os paus (trefle) designavam a guarda de uma espada, e as copas (coeur) significava a bravura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário