12 de fev. de 2012

“E conheceu Adão a Eva..."

Embora muitos não saibam, o verbo conhecer, além do seu sentido usual, que todos conhecem (ter ou chegar a ter conhecimento, ideia ou informação) significa também, e isto consta nos dicionários, “ter relações sexuais com”. Na Bíblia, por exemplo, ele é muito freqüente com esta acepção: “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim”. / “E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque”. / “Elcana conheceu a Ana sua mulher” (Gn. 4:1, 17; 1 Sm. 1:19).
Ainda com o sentido de “manter relações sexuais com”, encontramos, na Bíblia, os verbos: possuir“E ele possuiu a Agar, e ela concebeu” (Gn. 16:4), coabitar“Depois coabitou com sua mulher, e ela concebeu, e teve um filho” (1 Cr. 7:23) e entrar“Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão” (2 Sm. 12:24).

13 comentários:

  1. E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus
    Mateus 1:25
    Ou seja, José não teve relações sexuais com Maria até que o menino nascesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora sim ta explicado tirou todas as minhas duvidas

      Excluir
    2. Até significa até ah morte maria morreu virgem

      Excluir
    3. http://www.ofielcatolico.com.br/2014/02/virgindade-perpetua-de-maria-mae-de.html?m=1

      Excluir
    4. Muita maldade com jose não acha maria morrer virgem

      Excluir
    5. Não a conheceu até que deu a luz O PRIMOGENITO...[Primeiro gerado]; Depois que deu a luz a CRISTO, José a conheceu e nem por isto deixa de ser SANTA MULHER; O relacionamento entre esposa e esposa é instituído por DEUS; Não é pecado. PEDRO era casado e nem por isso deixou de ser UM SANTO APÓSTOLO-[Mateus 8:14-17]

      Excluir
    6. Claro q não.ela não morreu virgem.so não teve relações pra ter jesus.mas depois teve

      Excluir
    7. "Não a conheceu ATÉ QUE deu a luz", em grego "héos hou" e hebraico "ad ki". No texto bíblico estas partículas ocorrem para designar apenas o que se deu (ou não se deu) no passado, sem se indicar o que se havia de dar no futuro, como por exemplo:

      – Gênesis 8,7: o corvo que Noé soltou no fim do dilúvio, não voltou à arca "até que" as águas secassem. Significaria isto que depois do dilúvio a ave voltou à arca?

      – Salmo 109,1: Deus Pai convida o Messias a sentar-se à sua direita "até que" Ele faça dos inimigos do Messias o escabelo dos seus pés. Quer isto dizer que, depois de terminada a luta e vencidos os inimigos no fim da história, o Messias deixará de se assentar à direita do Pai?

      O fato que Jesus é chamado primogênito e não unigênito não é importante. De fato na sociedade hebraica o primeiro filho tem um valor em si mesmo e é sempre o primogênito, mesmo sendo filho único. O termo “primogênito” não significa que a Mãe de Jesus tenha tido outros filhos após Ele. Em hebraico “bekor” (=”primogênito”), podia designar simplesmente o “bem-amado”, pois o primogênito é certamente aquele dos filhos no qual durante certo tempo se concentra todo o amor dos pais; além disto, o primogênito era pelos hebreus julgado objeto de especial amor por parte de Deus, pois devia ser consagrado ao Senhor desde os seus primeiros dias (cf. Lucas 2,22; Êxodo 13,2; 34,19).

      Mesmo fora de Israel podia-se chamar “primogênito” o menino que não tivesse irmão nem irmã mais jovem; é o que atesta uma inscrição descoberta em Tell el-Yedouhíeh (Egito) no ano de 1922; lê-se aí que uma jovem mulher, chamada Arsinoé, morreu “nas dores do parto de seu filho primogênito”. Note-se de novo nestes textos o modo de falar que observamos a respeito de Mateus 1,25; “primogênito” vem a ser apenas o filho antes do qual não houve outro, não necessariamente aquele após o qual houve outros.

      Excluir
    8. ainda sim Jesus não era seu único filho GL.1:19 só encontrei Thiago irmão do Senhor,Paulo escreveu e Marcos 6:3 mostra sua família Mateus13:55

      Excluir
  2. Gostaria de saber qual o significado de coabitar em 1Pedro 3:7?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qual o significado de coabitar em 1Pedro 3:7?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais a minha dúvida é porque caim é filho de Adão e não do diabo a serpente ?

      Excluir