13 de fev de 2012

“Abençoar”: qual a origem?


O verbo abençoar, que tem como forma alternativa “abendiçoar”, origina-se do grego “eulogeo”, que transmite a idéia de prosperidade e de bondade. Significa “dar ou lançar benção a, bendizer, benzer, fazer feliz, tornar próspero. Gramaticalmente é um verbo transitivo, ou seja, que não admite preposição. Assim, não é correto dizer-se, por exemplo: “Que Deus lhe abençoe”. Mas: Que Deus o abençoe. Exemplos extraídos da Bíblia: “E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares” (Gn. 1:22). / “Pois o abençoaste para sempre; tu o enches de gozo com a tua face” (Sl. 21:6).

---
É isso!

3 comentários:

  1. sempre eu falei que benção se originou no Hebraico que é BARAKA que denota toda sore de benção dada por DEUS- mas agora confundiu minha mente porque esta palavra originado do grego tem um sentido diferente- afinal é do GREGO ou é do HEBRAICO?

    ResponderExcluir
  2. sempre eu falei que benção se originou no Hebraico que é BARAKA que denota toda sore de benção dada por DEUS- mas agora confundiu minha mente porque esta palavra originado do grego tem um sentido diferente- afinal é do GREGO ou é do HEBRAICO?

    ResponderExcluir