14 de jun. de 2011

Existe diferença entre “Cantar” e “Louvar”?


Cantar denota a simples emissão de sons rítmicos e musicais. Exemplos: Dizem que cantar faz bem à alma. / Cantamos para afugentar a tristeza. Já louvar significa glorificar, exaltar, enaltecer as qualidades ou virtudes de alguém, dirigir louvores a. Exemplos da Bíblia: “Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o. / “Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração” (Sl. 22:23a; 138:1a).

---
É isso!

9 comentários:

  1. Hinos, louvores e barulho.

    Ivone Boechat

    Antigamente, quando alguém passava na rua poderia ser alcançado pelo poder de Deus, ao ouvir a Igreja cantando um hino inspirado, com letra simples e profunda. Sempre a Igreja usou instrumentos musicais: violino, órgão, piano, ou acordeom... Quantas pessoas se converteram... ouvindo um hino, um coral, a música inspirativa ? Hoje, quem passa pela rua ou por fora do templo, não consegue ouvir nem a igreja cantando, coitada, ela até se esforça, grita, fica na ponta do pé, se esgoela, mas não vence o som altíssimo da bateria, estrondando e balançando lustres e vidraças, com 90 decibéis. Quem sabe até despencando o telhado.

    Os educadores andam sobressaltados com tanta coisa que se esbarra na formação da futura igreja. Ela está aí e não venham dar a desculpa que não convence: “para conquistar os jovens é preciso liberar tudo, heresia na letra, barulho ensurdecedor, dança, som de danceteria, coreografia, porque o mundo está perdido e é preciso ceder”. A educação tem recursos para ajudar a por as coisas em ordem. Não precisa se contaminar com o mundo nem adoecer todo mundo com tanto barulho.

    Os evangélicos têm hinos perfeitos, lindíssimos e inigualáveis e alguns “cristãos modernos” ficam esnobando esse acervo, chegando ao cúmulo de discriminarem e até substituírem os maravilhosos e inspirados hinários por “louvores” mal feitos, sem pé nem cabeça. Acham que louvar é fazer muito, mas muito barulho...! Quando se usa o som acima da capacidade auditiva, desequilibra, irrita e...pode até matar. Quem usa marca passo não pode ir à igreja. Os idosos estão sendo expulsos, as crianças, coitadas, sofrem..., e haja tímpano. Os cultos ultrapassam a 80 decibéis! Muitos irmãos não agüentaram e desapareceram dos barulhões que antecedem ao culto. Chegam mais tarde! Ou nem chegam.

    “A minha casa será chamada casa de oração”. Mt 21:13

    O ambiente na igreja deve ser próprio para a comunhão, para a oração, sim, para o louvor e não para um show que desarmoniza, incomoda, desprepara o cérebro para receber a mensagem. O cérebro desorganizado não está apto para gravar nada.


    Por onde andam os corais infantis? Cadê os quartetos que cantavam nas Igrejas? Cadê os hinos lindos tradicionais ? Há igrejas que nem evangélicas são que estão tomando posse dos hinos do cantor cristão, da harpa e outros nossos hinários tradicionais, e afirmando que são hinos deles. Que eles cantem, tudo bem, cantemos juntos ao redor da terra, mas nunca, porque nós os desprezamos ou substituímos o belo pelo desarranjo.

    “Parece-vos pouco o fatigares e provares a paciência dos homens? Agora quereis também abusar da paciência do meu Deus?” Isaías 7:13

    ResponderExcluir
  2. Ministro de música


    1. Toda pessoa tem o sagrado direito de frequentar os cultos e atividades da igreja e de sentir-se muito feliz, sereno, confortado, em qualquer idade.

    2. O ouvido tem alta sensibilidade e suporta confortavelmente, por uma, duas horas, no máximo, 50 decibéis. Passou disso, além do mal que faz à saúde, incomoda muito.

    3. Todo instrumento pode ser usado no louvor, mesmo sabendo que há aqueles próprios para o culto.

    4. Culto não é show.

    5. Não existe hino ou música velhos.

    6. É preciso selecionar hinos próprios para cada ocasião, com mensagem, poesia, melodia, harmonia, ritmo. Ritmos assincrônicos desorganizam a química cerebral. Derrubam pessoas e até muros. Josué 6:20 Juízes 7:18

    7. Fundo musical durante o culto não pode interferir, desconcentrar, incomodar; use-o com muita inteligência. Ninguém suporta um teclado dedilhado pra lá e pra cá, aleatoriamente. Se for um hino próprio para a ocasião, baixinho, tudo bem, mas notas soltas...nem pensar.

    8- A música tem o poder de mobilizar as estruturas mentais.


    9- Culto animado não é sinônimo de barulho. Reverência, participação, adoração, comunhão, consagração, dedicação, apontam para o equilíbrio. O templo não é um lugar sombrio, triste, com silêncio sepulcral, é um espaço de alegria, louvor, transformação, decisões.


    10- Se você faz parte da equipe de músicos, nunca fique se distraindo e brincando com os instrumentos no altar, após o culto.

    “E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido nisso.” 1º livro de Crônicas 15.22.


    Ivone Boechat

    ResponderExcluir
  3. É INFELIZMENTE A IGREJA QUE SOMOS NÓS, ESTA CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO SEU PRÓPRIO {eu} ao invés de diminuir para que o senhor Jesus esteja a frente,o ego se infla cada vez mais.O local de reuniões é para a igreja orar,agradecer,louvar,testemunhar com atitudes e palavras.Os católicos são criticados por adorarem imagens,mas as denominações fazem o mesmo utilizam instrumentos inanimados para adoração a Deus.Não sabem o que adoram porque Deus é espirito e deve ser adorado em espírito e em verdade e não na mentira.Hoje vivemos mais alto patamar que é estar sobre a graça de Jesus.O Novo testamento não faz menção alguma de instrumentos musicais como no Velho Testamento.Portanto deve-se silenciar.O Deus poderoso sonda corações e ele sabe quem são seus adoradores.MUITOS SERÃO CHAMADOS,MAS POUCOS ESCOLHIDOS.Mt 22-14
    Que a diretriz seja JESUS e não o nosso eu.(O HOMEM)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que o abençoado nao lê a bíblia,dizer que a bíblia não faz menção de instrumentos,fala de vários tipos de instrumentos. Vamos ler a Bíblia e depois fazer os comentários, já q está de falando de Deus, e a bíblia é a palavra de Deus

      Excluir
  4. É INFELIZMENTE A IGREJA QUE SOMOS NÓS, ESTA CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO SEU PRÓPRIO {eu} ao invés de diminuir para que o senhor Jesus esteja a frente,o ego se infla cada vez mais.O local de reuniões é para a igreja orar,agradecer,louvar,testemunhar com atitudes e palavras.Os católicos são criticados por adorarem imagens,mas as denominações fazem o mesmo utilizam instrumentos inanimados para adoração a Deus.Não sabem o que adoram porque Deus é espirito e deve ser adorado em espírito e em verdade e não na mentira.Hoje vivemos mais alto patamar que é estar sobre a graça de Jesus.O Novo testamento não faz menção alguma de instrumentos musicais como no Velho Testamento.Portanto deve-se silenciar.O Deus poderoso sonda corações e ele sabe quem são seus adoradores.MUITOS SERÃO CHAMADOS,MAS POUCOS ESCOLHIDOS.Mt 22-14
    Que a diretriz seja JESUS e não o nosso eu.(O HOMEM)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão em Cristo Jesus na sua ótica ninguém deve cantar ou tocar no culto?

      Excluir
  5. É INFELIZMENTE A IGREJA QUE SOMOS NÓS, ESTA CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO SEU PRÓPRIO {eu} ao invés de diminuir para que o senhor Jesus esteja a frente,o ego se infla cada vez mais.O local de reuniões é para a igreja orar,agradecer,louvar,testemunhar com atitudes e palavras.Os católicos são criticados por adorarem imagens,mas as denominações fazem o mesmo utilizam instrumentos inanimados para adoração a Deus.Não sabem o que adoram porque Deus é espirito e deve ser adorado em espírito e em verdade e não na mentira.Hoje vivemos mais alto patamar que é estar sobre a graça de Jesus.O Novo testamento não faz menção alguma de instrumentos musicais como no Velho Testamento.Portanto deve-se silenciar.O Deus poderoso sonda corações e ele sabe quem são seus adoradores.MUITOS SERÃO CHAMADOS,MAS POUCOS ESCOLHIDOS.Mt 22-14
    Que a diretriz seja JESUS e não o nosso eu.(O HOMEM)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir