15 de jun. de 2011

É correto chamar Deus de “Você"?


Na maioria das traduções bíblicas para o português, nas passagens em que alguém se dirige a Deus, emprega-se sempre o pronome de segunda pessoa do singular, em suas variadas formas (tu, te, ti, contigo, teu). Exemplos: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt. 6:10). / “Porque contigo entrei pelo meio dum esquadrão, com o meu Deus saltei uma muralha”. / “Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei: a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água”. / “Dizei a Deus: Quão terrível és tu nas tuas obras! pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos” (Sl. 18:29, 65:1, 66:3). Em nossos dias, porém, já é muito freqüente, entre determinados grupos religiosos, quando em suas orações, tratar-se à Divindade por você. Isto é correto?

Bem. Se nos fundamentarmos apenas na gramática, e desde que mantida a uniformidade de tratamento, nada há de errado nisso. No entanto, se tivermos como base a longa tradição dos cristãos de fala portuguesa, bem como as traduções bíblicas para o nosso idioma, há de se observar a nítida preferência pela forma na segunda pessoa. Portanto, assim diriam: “Tu, Senhor, és excelso sobre todas as coisas”. Nunca, porém: “Você, Senhor, é excelso sobre todas as coisas”.

Vale ressaltar que, no Brasil, ao contrário de Portugal, emprega-se você como forma de tratamento íntimo de igual para igual ou de superior para inferior. As formas você e vocês praticamente substituíram, pelo menos na fala, o tu e o vós.


Para efeito de curiosidade, é bom lembrar que a palavra você passou, ao longo dos tempos, por uma verdadeira metamorfose lingüística: de Vossa Mercê passou a vossemecê, que passou a vosmecê, que passou a você, que está passando a ocê, que para alguns já se transformou apenas em : “Cê vai ou não vai?”

---
É isso!

25 comentários:

  1. É mesmo naquela novela: Escrava Isaura, falava-se Vosmecê. E hoje eu falo você e cê.

    ResponderExcluir
  2. "Tu" não é um tratamento mais respeitoso do que "Você", só é mais formal, e está assim na Bíblia porque as traduções são bem antigas. E na Bíblia, seres humanos também são tratados por "tu", inclusive pessoas sem nenhum prestígio. Acho que chamar Deus por Você não é falta de reverência, mas um sinal de intimidade; Jesus disse que não mais nos chamaria servos, mas amigos, não que Ele tenha deixado de ser nosso Senhor, mas Ele quer nos ter como íntimos dEle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhun tá certo irmão! Eu não sei na sua família, mas na minha chamar pai, mãe, vovó e vovô de você é falta de respeito sim!!E olha que tenho muita intimidade com eles! Não troque intimidade com liberalidade. Você pode vim para Jesus do jeito que está, mas a partir do momento em que Ele te aceita você não pode mais viver como era!

      Excluir
    2. Aí está o ponto amigo, na "sua família" ou seja isso é uma questão pessoal, se vc acha errado então não o faça. No entanto isso não lhe dá direito de julgar quem o faz.

      Excluir
    3. Se em Isaias 6:2 até os Serafins cobriam o rostos e os pés em reverência e por achar serem indignos da majestade de Deus, aí vc me diz que os humanos podem chamar Deus de vc!

      Excluir
    4. Engraçado é que ninguém chama o Papa de você, ninguém chama a rainha da Inglaterra de você, aí pra falar de Deus todo mundo fala como quer.
      Papa--> Vossa santidade
      Reis--> Vossa majestade
      Deus--> Todo mundo chamando de "você" como se fosse qualquer um

      Excluir
    5. É nos pequenos hábitos que as coisas acontecem. Agora é chamar Deus de você, daqui a pouco vcs vão estar fazendo piadinhas com o nome de Deus e dps blasfemando

      Excluir
    6. Correto irmão parabéns é isso aí

      Excluir
  3. Pobres mortais, tratando o Grande Deus, com igualdade, temor e tremor quando se menciona seu Santo nome, acho que é por ai !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto não se pode chamar O PAI DE VC , SE NÃO DE PAPAI QUERIDO , AINDA É SOBERANO DEUS ETERNO PAI

      Excluir
  4. Um Juiz mortal chamam de vossa excelência. O Papa chamam de vossa santidade, agora o Rei dos reis Senhor dos senhores chamamos de você? Podemos ser íntimos de Deus mas jamais devemos nos colocar na mesma posição em relação a ELE. ELE é Soberano sobre tudo e todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente,essa geração de hoje acha tudo normal. Isso é falta de temor e respeito com a trindade santa.

      Excluir
    2. É por isso que o mundo está hoje , FRIEZA ESPIRITUAL, POR SE COMPARAREM A DEUS

      Excluir
  5. Nem um extremo nem outro
    Vc ou tu Ou vcs podem dizer inclusive Senhor Senhor e o coração estar longe e desprovido de qualquer reverência
    Deus é nosso Deus Senhor Criador porém é Pai
    CRISTO é noivo marido e irmão dependendo como ou a esfera que Vc se relaciona pode chamalo de tu o senhor ou vc

    ResponderExcluir
  6. não chamo nen meu pai carnal de você imagina se vou chamar o Rei supremo não da né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vossa merce ou você significa vossa graça, vossa concessão, não ha nada de desrespeitoso.

      Excluir
  7. Então chame um rei de você, vá na Inglaterra e chame a rainha de você e verá o que te acontece...

    ResponderExcluir
  8. Eu não vejo, em nenhuma conversa dos apostolos ou direcionamento a Cristo, eles se direcionarem a Deus com o "você". Essa tal intimidade que é afirmada ela é enganosa, pois nada foi feito para nós, mas sim para Cristo, e mesmo tudo se convergindo para Ele e sendo o Unigênito de Deus, o mesmo não se direciona a Deus por "você". Não vejo isso como um pecado, entretanto, é uma intimidade que não foi concedida a nós. irão querer afirmar em João 15 que essa intimidade foi dada, e isso é um erro, basta ler o contexto daquela fala.

    ResponderExcluir
  9. Ele é rei dos reis, senhor dos senhores e senhor dos exércitos o grande general de guerra jamais devemos chama-lo de pronomes comuns ele é supremo

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo Deus é Senhor pai da eternidade príncipe da paz Rei dos reis Senhor dos senhores.se for abordado pó um policial não se trata com igualdade se não é desacato por ex.tu ou vc toma logo uma chamada ou tapa os querubins nem olham no Rosto do Deus todo Poderoso temos que ter Reverência Samos salvos pela graça Samos submisos a Deus.

    ResponderExcluir
  11. Apocalipse 19:16 No seu manto e na sua coxa está escrito um nome: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”.
    https://bibliajfa.com.br/app/naa/66N/19/16

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus aquele comentário que diz que não pode confundir intimidade com liberdade , foi o mais correto para esse ensinamento, parabéns que postou

    ResponderExcluir