31 de mai. de 2010

O que é um “Leviatã"?


Leviatã é uma espécie da baleia, um ser marinho, um réptil enorme. Na mitologia fenícia, tal animal era um monstro que trouxe a calamidade ao mundo. Nas muitas traduções bíblicas para o português, encontramos várias versões para designá-lo. Por exemplo: Sinuoso, dragão, serpente fugitiva, monstro marinho, crocodilo etc.

---
É isso!

5 comentários:

  1. Desculpe amigo mas Esse montro leviatã descrito em jó não pode ser uma Baleia ou um Crocodilo.É um ser bastante tenebroso e todas as suas características descritas no Livro de Jó são reais e nada de Misticismos ou Poesias como muitos dizem por aí, apesar de o Livro de Jó ser poético.Observe Jó 41:25.Lembre-se que nesse capítulo é Deus descrevendo para Jó uma de suas Criações(O Leviatã),e Deus não precisa usar poesias para descrever algo que ele mesmo criou,aquilo são características reais de um animal assustador.E quanto ao fato de ser Baleia ou Crocodilo observe o versículo 25 "Levantando-se ele, tremem os valentes; em razão dos seus abalos se purificam".Quando ele se levanta os valente se treme de medo e pavor.Uma baleia não pode se levantar do Mar e um crocodilo vive se rastejando, então esses dois estão fora de cogitação.Observe atentamente os versículos 33 e 34 "33-Na terra não há coisa que se lhe possa comparar; pois foi feito para estar sem pavor.
    34-Ele vê tudo o que é alto; é rei sobre todos os filhos da soberba".Se Deus esta dizendo que na terra ná nada que se comparar com ele, então nem preciso dizer mais nada.Conclusão,é um animal maritimo de grande estatura e de aparencia aterrorizante, de escamas,do seu interior provavelmente sai fogo e que é temido por todos.
    Não sei o que é, mas com certeza não é nada o que esse teólogos dizem, querendo comparar uma criatura dessa magnitude com animais da nossa época, atropelando assim o que está descrito no versículo 33.
    Um abraço e Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. mostre-me a criatura tenebrosa de que tanto o drogado Jó falava...

    ResponderExcluir
  3. drogado jó?desculpe meu amigo mas drogado esta parecendo vc descordando da palavra Divina , e falando do irmao jó ,se vc tivesse 0,1% da pessoa de Jó vc seria uma pessoa normal

    ResponderExcluir