15 de abr. de 2010

Por que o nosso país se chama “Brasil"?


A origem da palavra brasil é bastante controvertida. Alguns afirmam que provém do francês brésil; outros dizem originar do italiano brasile. Discussão etimológica à parte, sabe-se que o nosso país se chama Brasil por causa do pau-brasil, árvore de cor vermelha, assim denominada por se assemelhar à cor do fogo.
Os primeiros colonizadores deram ao Brasil o nome de Terra de Santa Cruz. Aos poucos, porém, passou-se a utilizar na linguagem comum a expressão Terra do Brasil, que prevaleceu.

---
É isso!

7 comentários:

  1. Braazi, o mito; Brasae, antiga cidadela e praia grega; a brasis, o barulho e borbulhar da água do mar que bate na praia; BRSL, sem vogais, nome em fenício da tintura púrpura(vermelha)direcionada a realeza, nobreza; Hy Brazil, para a ilha mitológica a oeste e sul da Irlanda; ...

    ResponderExcluir
  2. Muito provavelmente este local chamado Brasil ou mesmo todas a terras a oeste do Atlântico, já se chamavam de Brasil, antes mesmo dos portugueses e espanhóis chegarem!

    ResponderExcluir
  3. Qual o motivo de terem denominado a árvore de Pau-Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Na verdade os Europeus costumarão chamar o país pela cor da pele, como os índios tinha a cor avermelhada eles chamavam de brasis.

    ResponderExcluir