17 de abr. de 2010

Por que “Mulato”? E “Moreno”?


Mulato (filho de branca com preto ou de preta com branco, o mestiço das etnias brancas e negras) origina-se de mulo, que é o animal nascido do cruzamento de jumento com égua. Na época da escravidão o sentido era pejorativo.

Quanto ao termo moreno vem de mouro (muçulmano, sarraceno, natural da antiga Mauritânia (África Ocidental). Isso porque o “mouro” tem a pele da cor do trigo maduro.

---
É isso!

4 comentários:

  1. vc só esqueceu q moreno e mulato são a mesma coisa pois os dois são da cor trigueira no brasil o pesoal tem a mania de classificar moreno como negro.sou filho de preta com branco, mas na minha certidão de nascimento não veio escrito mulato ou pardo veio moreno,pois sou da cor trigueira ou seja um pouco escuro.meu pai disse q nem todo filho de preto com branco vai nascer pardo uns ficam mulatos as vezes eles colocam na cert.de nascimento morenomas isso sign. a mesma coisa já na certidão de um negro por exemplo vc morre mas não encontra escrito moreno em lugar nenhum .afinal de contas morenos(mulatos)tem a cor de pele semelhante as dos indios.(persebeu isso?)vc classificando uma pessoa negra de morena vc ta querendo dizer q ela tem um tom de pele parecida com as dos indios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao termo moreno vem de mouro (muçulmano, sarraceno, natural da antiga Mauritânia (África Ocidental). Isso porque o “mouro” tem a pele da cor do trigo maduro. Eram também, algumas tribos de mouros, nômades. Sim, os nossos indígenas tinham a pele "amendoadas" - cor de trigo maduro, por conta do clima (calor e mormaço), viviam praticamente desnudos e ao ar livre, olhos e cabelos negros estirados, pois não herdaram o DNA dos africanos. Usavam muitos óleos naturais e pinturas, que o contato com o sol, davam aquele 'bronzeamento a pele deles. O habitat nas florestas, o tipo de alimentação e seus costumes, fizeram com que mantivessem - até a chegada dos colonizadores europeus, estas especificidades.

      Excluir
    2. Foi justamente p causa dos índios brasileiros q existe a classificação parda, os espanhóis, portugueses e italianos classificavam todos q n fossem brancos d mouros, como o texto fala acima q eram os povos habitavam do marrocos p baixo, ou seja, na africa e quando eles chegaram aki viram q existia um novo tom d pele diferente dos mouros então eles classificaram como pardos e mulatos foram o cruzamento dos brancos Senhores d terras c os escravos trazidos da africa( mouros) a maneira q os senhores tinham p humilhar era chamando os de mulatos( filho de mula)
      Tanto moreno quanto mulato são duas classificações onde os brancos tanto lá na Europa feudal quanto aki no Brasil colonia sao pejorativos, era a maneira d humilhar o povo

      Excluir
  2. Se o Homo Sapiens nasceu na África e todos nós somos seus descendentes, então, qualquer aborígene também é seu descendente. Todos somos filhos da África.

    ResponderExcluir