15 de jun. de 2021

A magia do número "SETE"

A magia do número "SETE"

 Por: Luiz R. de Almeida

O número 7 goza, desde a mais alta antiguidade de virtudes sagradas. Vejamos alguns exemplos da sua importância, principalmente entre os judeus e seus derivados, para depois tratar dele sob o ponto de vista popular. 

Os dias da criação foram 7, há 7 dias na semana, 7 fases da lua. O ano do sabath era o sétimo, o do jubileu era o 49º (7 x 7) . Há 7 bíblias, 7 Igrejas na Ásia, 7 graças, 7 pecados mortais, 7 idades na vida do homem, 7 divisões nas orações do Senhor, 7 lâmpadas da arquitetura. 

Os apóstolos escolheram 7 diáconos. Enoque (que foi para o céu sem morrer) foi o sétimo a partir de Adão, e Cristo o 77º em linha reta . Nosso Senhor falou 7 vezes na cruz, onde esteve durante 7 horas. Ele apareceu 7 vezes, e depois de 7 vezes, 7 dias enviou o Espírito Santo. O Espírito Santo tem 7 dons: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Há 7 céus, 7 planetas, 7 estrelas, 7 sábios, 7 notas musicais, 7 cores fundamentais, 7 sacramentos na Igreja Católica e 7 maravilhas do mundo. 

Roma é conhecida como a “cidade das 7 colinas”. O sétimo filho era considerado como possuidor de grande sabedoria, e o 7º filho como tendo o poder de curar doenças.

O 7 ocupava o seu lugar na Numerologia como símbolo de boa fortuna, não devido a qualquer qualidade particular do número em si, mas por consistir de 3 e de 4 e possuir os méritos de ambos. Três era importante para consistir de um, que significa homem, e de 2, que significa mulher, e ser o símbolo da vida. 

Quatro era o número consagrado a Júpiter, rei dos deuses, e o símbolo do esforço recompensado. Sete continha toda a importância espiritual de 3 e toda a material de 4, e qualquer assunto em que esse número entrasse, não podia deixar de ser bem sucedido!...

No entanto, o povo descobriu que “Sete é conta de mentiroso”, porque a palavra mentira tem 7 letras. 

Diz ele: “Sete ofícios, quatorze desgraças”, isto é, 7 artes, 7 profissões, 7 funções, 7 obrigações são sempre causadores de duplas calamidades. 

Sete cães a um osso é outro prenúncio de desgraças. Sete paredes é sinônimo de “tuberculose”, porque a terrível moléstia tem fama de varejar 7 prédios contíguos. Sete virtudes é uma das inúmeras denominações da “aguardente”. 

“Pintar o sete” é ceder-se fazer coisas extraordinárias: diabruras, desatinos.

“Sete palmos de terra” — pequena extensão de terreno, a necessária para uma sepultura.

“Fechar a 7 chaves” — Fazê-lo muito bem, com toda a segurança, com especial cuidado.

 

FOLCLORE

Sete e sete são quatorze,
Com mais 7 vinte e um,
Quem não sabe ler soletre
As paixões de cada um. 

No jogo do “sete e meio”
ou em outro jogo qualquer,
o 7 é minha parada...
ganho sempre de colher. 

Saudade! palavra linda,
De 7 letras: Saudade.
É noite que tem ainda
Lampejos de alacridade. 

“Setembro” — sétimo mês”
segundo a etimologia.
Mas... é pilhéria, é mentira,
é o nono... quem diria?...

Entre as antigas locuções famosas, havia uma que se tornou popular em alusão a quem faz ou diz algum despropósito, é a seguinte “um domingo sete”. 

Daí a quadrinha: 

Todo sandeu que se mete
a querer ser muito experto
passa por “domingo sete”
e é logo descoberto. 

A origem dessa expressão é a seguinte: “Era uma vez um homem tão pobre quanto inteligente e engenhoso, que, ao passar certa noite por um bosque, viu uma turma de bruxas dançando ao compasso de uma musicazinha cuja letra era a seguinte:

“Segunda e terça e quarta três,
Segunda e terça e quarta três”. 

Ouvindo-as o nosso homem por simples brincadeira quando as bruxas tornaram a cantar, interrompeu-as, dizendo:

“Quinta e sexta e sábado seis”. 

Agradecidas as cantoras a quem havia tão bem completado o dístico da sua cantiga, ofertaram-no com uma bolsa cheia de moedas de ouro. 

Louco de alegria, o homem foi contar o sucedido a um compadre que tinha tanto de avarento como de sandeu. Quando este soube do caso, deitou a correr para o bosque onde não tardou a escutar a voz alegre das bruxas que cantavam:

“Segunda e terça e quarta três,
Quinta e sexta e sábado seis”. 

Pensando ganhar também uma bolsa de ouro, interrompeu-as, acrescentando:

“E domingo sete”. 

As bruxas indignadas, em vez de ouro, deram-lhe uma grande surra, e ele voltou para casa ainda mais depressa do que um “indesejável” em terra alheia. 

Portanto, caros leitores, o número sete não goza, para o nosso povo, das virtudes sagradas que lhe atribuíam os antigos. Muito pelo contrário, este número fatídico revela, apenas, a “mentira” em todas as suas manifestações maléficas e desabonadoras. 

E, antes de terminar, lembro-vos que, dos pecados mortais, os mais graves são: “a soberba”, a “ambição" ou "avareza" e a “luxúria” que, justamente, tem sete letras...


---
Pesquisa e adaptação ortográfica: Iba Mendes (2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário