23 de out. de 2012

A origem da “Aritmética”


A palavra aritmética  origina-se do grego arithmos: arte ou ciência dos números. Essa arte ou ciência já havia sido encontrada nos antigos papiros, que também continham  questões de Geometria, além de muitas regras empíricas para o cálculo de superfícies e de volumes.

Em seu sentido prático,  aritmética é a parte da matemática em que se estudam as propriedades elementares dos números inteiros e racionais. 


Ao discorrer sobre Escobar, o nosso “Dom Casmurro”, personagem de Machado de Assis, faz menção da aritmética, a qual era a especialidade do seu futuro rival: “Não digo o mais, que foi muito. Nem ele sabia só elogiar é pensar, sabia também calcular depressa e bem. Era das cabeças aritméticas de Holmes (2 + 2 = 4). Não se imagina a facilidade com que ele somava ou multiplicava de cor. A divisão que foi sempre uma das operações difíceis para mim, era para ele como nada: cerrava um pouco os olhos, voltados para cima, e sussurrava as denominações dos algarismos: estava pronto. Isto com sete, treze, vinte algarismos. A vocação era tal que o fazia amar os próprios sinais das somas, e tinha esta opinião que os algarismos, sendo poucos, eram muito mais conceituosos que as vinte e cinco letras do alfabeto.”




---
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário