31 de mai. de 2010

Os Provérbios Populares e a Bíblia



É interessante perceber que alguns dos mais conhecidos provérbios (ditados, ditos populares, frases feitas etc.) usados corriqueiramente pelo povo, estão fundamentados na Bíblia Sagrada, como nos exemplos a seguir:
POVO: “imita a formiga, viverás sem fadiga.” BÍBLIA: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso: olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Pv. 6:6).

POVO
: “quem com ferro fere, com ferro será ferido” , ou: “olho por olho, dente por dente”, ou ainda: “quem com ferro mata, com ferro morre”. BÍBLIA: “Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente: como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará” (Lv. 24:20).

POVO
: “os últimos serão os primeiros”. BÍBLIA: “Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros” (Mt. 19:30).

POVO
: “Adão precisa ter uma Eva, a quem acuse de seus próprios erros”. BÍBLIA: “Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” (Gn. 3:12).

POVO
: “cada um colhe aquilo que semeia”, ou: “quem planta, colhe”. BÍBLIA: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl. 6:7).

POVO
: “o fruto proibido é o mais apetecido”. BÍBLIA: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn. 3:6).

POVO
: “quem dá aos pobres empresta a Deus”. BÍBLIA: “Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício” (Pv. 19:17).

POVO
: “a César, o que é de César”. BÍBLIA: “E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt. 22:20, 21).

POVO
: “atirar a primeira pedra” (condenar o outro sem olhar as suas próprias culpas). BÍBLIA: “E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela” (Jo. 8:7).

POVO
: “Lavar as mãos” (não assumir as responsabilidade). BÍBLIA: “Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso” (Mt. 27:24).

POVO
: “arco da velha” ou “história do arco da velha” (história ou coisa espantosa, extraordinária, surpreendente, inverossímil, absurda etc.) BÍBLIA: O arco da velha refere-se ao arco-íris que aparece na antiga história bíblica de Noé e do dilúvio, e que faz parte da Velha Lei ou Velha Aliança (do Velho Testamento).

POVO
: “rua da amargura” , ou: “arrastar para a rua da amargura”, ou ainda: “levar a cruz ao calvário” (concluir com resignação uma tarefa árdua, conseguir vencer as procelas da vida). BÍBLIA: “E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota” (Jo. 19:17).

---
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário