1 de mai. de 2010

A origem do “Dia dos Pais"


Assim como muitas outras datas comemorativas, o Dia dos Pais tem sua origem nos Estados Unidos. Foi idealizado por Sonora Luoise Smart Dodd, em 1909, para homenagear seu pai, o veterano da guerra civil, John Bruce Dodd. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, o dia em que Sonora completava anos. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a oficialização da data e, em 1966, o presidente Lyndon Johnson declarou oficialmente o Dia dos Pais, que passou a ser comemorado, naquele país, no terceiro domingo de junho.
No Brasil o Dia dos Pais foi importado pelo publicitário Sylvio Bhering, no dia 14 de agosto de 1953, data esta escolhida propositadamente pelo publicitário por coincidir com o dia de São Joaquim, que era o “patriarca” de sua família. Atualmente é comemorado no segundo domingo de agosto.
Cada país tem sua data específica para comemorar o Dia dos Pais. Na Rússia, por exemplo, tal data é comemorada em Den Zaschitnika Otetchestva (dia do defensor da pátria), que acontece em 23 de fevereiro. Na Alemanha comemora-se na suposta data do nascimento de Cristo. Em Portugal é comemorada no dia de São José, em 19 de março.
Embora originalmente a idéia da data apresente um caráter sentimental, na verdade, o que há por trás dela, assim como de muitas outras datas comemorativas, nada mais é do que o voraz interesse dos comerciantes, afinal são exatamente nesses dias que mais lucros eles têm!

---
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário