4 de abr. de 2010

Nomes próprios que deram origem às palavras


Na Língua Portuguesa há uma extensa lista de palavras que se originaram de nomes próprios de pessoas. Vejamos alguns exemplos curiosos:

De DRÁCON, legislador ateniense, teve origem a DRACONIANO, que significa muito severo, excessivamente rigoroso. Isso, segundo estudiosos, deve-se ao fato de as leis promulgadas por Drácon terem sido tão rigorosas a ponto de serem escritas com o próprio sangue.

De MAQUIAVEL, estadista e político florentino, surgiu MAQUIAVÉLICO, que quer dizer ardiloso, astuto, velhaco. Isso ocorreu baseado, principalmente, na obra “O Príncipe”, na qual Nicolau Bernardo Maquiavel, por meio de astutos conselhos, ensina os príncipes a conquistarem o poder.

De MARQUÊS DE SADE originou-se SADISMO, que é a perversão sexual daquele que procura aumentar a intensidade do prazer venéreo, produzindo sofrimento em outrem (Dicionário Miachaelis). Esse tal Marquês de Sade foi autor de inúmeros romances, nos quais são narrados atos de libertinagem seguidos de crueldade.

De PLATÃO, filósofo grego, apareceu PLATÔNICO, que descreve o tipo de amor ideal ou perfeito.

De GUILLOTIN, médico francês, originou-se GUILHOTINA, que consiste num instrumento que serve para decapitar os condenados à morte, e o qual foi amplamente utilizado durante a Revolução Francesa.

De NICOT, nome de um embaixador, surgiu NICOTINA, que é a principal matéria-prima do tabaco ou cigarro.

De SIMÃO, personagem bíblico, teve origem SIMONIA , que designa o tráfico de bens sagradas ou a venda de cousas santas. Segundo a Bíblia, Simão, ao ver os apóstolos operar milagres, tentou comprar deles esse dom: “E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo” (At. 8:18, 19).

De ONÃ, personagem da Bíblia (filho de Judá), originou-se ONANISMO, que nada mais é do que a masturbação. Isso, segundo o livro Sagrado, deu-se pelo fato de Onã ter praticado o chamado “coito interrompido”: “Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão” (Gn. 38:9).

De ADÃO, o primeiro homem segundo a Bíblia, surgiu ADÂMICO, que designa algo primitivo ou muito antigo.

---

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário